Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

banner_lateral_PlanoEstrategicoDesenvolvimentoTurismo.JPG

caixa-169.png

caminhos-do-sao-fransisco.png

BANNER_video.jpg

 
» Página Inicial Aonde Ir ONDE IR - QUILOMBOS

ONDE IR - QUILOMBOS

Alagoas tem lugares inesquecíveis.  Praias de águas cristalinas, cidades históricas, lagoas repletas de manguezais, rios, reservas ecológicas e uma cultura sem igual. Ao meio de tantos atrativos se destaca o “Caminho da Liberdade”  na Região dos Quilombos, um roteiro cheio de histórias  dentro da imensidão da natureza.

 

 Observação da vida silvestre

Admirar a vida silvestre em Murici, um lugar que tem a maior reserva de Mata Atlântica de Alagoas e é habitada por uma diversidade de aves endêmicas como o Pintor-Verdadeiro, Cara Pintada e Zabelê.

 Cachoeiras

Em Murici, a natureza reina absoluta nas cachoeiras de beleza singular, como a Dias D’Avila e a Tirica com 86 metros de altura, o que torna o cenário ideal para prática de rapel. Em Ibateguara são as cachoeiras de Dantas e Tombador com 144 metros de altura representa a maior queda d’água do Estado.

Serra da Barriga

 A Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, é um  Patrimônio Histórico Nacional.  Foi sede do maior Quilombo do Brasil, liderado por Zumbi. As histórias de luta pela liberdade fez o local ser considerado um “solo sagradao”

 Parque Quilombo dos Palmares

O Parque foi construído na Serra da Barriga, em homenagem aos guerreiros escravos que lutaram para conquistar a liberdade do seu povo.  O complexo de arquitetura afro retrata a história de uma época de batalhas e sonhos.

   Gastronomia

A gastronomia é diversificada. A feijoada é um exemplo da época da escravidão  e o  preparo das iguarias  preserva a tradição da época da Civilização do Açúcar. Outro prato bastante apreciado é o Pitú, um tipo de camarão grande extraído em abundância nos rios da região.

   Museus

A sede  do Memorial Jorge de Lima  apresenta ao visitante um acervo que conta a vida e obras do poeta  nascido em União dos Palmares.  O espaço, também  abriga o Centro Arqueológico Palmarino que expõe artefatos encontrados na Serra da Barriga e um laboratório para pesquisas.

Artesanato

A beleza e originalidade das peças  confeccionadas  com o barro são encontrados em Muquém, uma comunidade quilombola que habita no entorno da Serra da Barriga e  mantém as tradições do seu povo.

Trilhas

União dos Palmares tem a trilha na Serra da Barriga onde se vivencia a magia do lugar. Em São José da Laje a trilha é feita na RPPN Osvaldo Timoteo, reconhecida pelas ações abientais. A parceria do homem com a natureza tornou a área  uma das reservas mais importantes de Alagoas.

Usina Serra Grande

 A usina tem destaque nacional por ter sido a primeira a produzir etanol no Brasil. Sua estrutura arquitetônica do século passado continua preservada, e, em sua área tem o Museu Maria Fumaça, que abriga um rico acervo com registros de  sua história.

Igreja de São José da Laje

Patrimônio Católico que tem relíquias de origem francesa. Desde o início do século XX, o  órgão que  sonorisa as músicas nos eventos da Igreja,  continua sendo o único exemplar do Brasil
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

alagoas_praias_copa.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg

banners news letter



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas

banner alagoas em dados

null