Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

caixa-169.png

logo portlet.jpg

banner site novo.jpg

 
» Página Inicial Conhecendo Alagoas Regiões QUILOMBOS

QUILOMBOS

 Quilombo

Os quilombos não pertencem apenas ao passado escravista brasileiro. São comunidades que existem até hoje, espalhadas Brasil a fora, mas que apesar disto não estão isoladas no tempo e espaço. Mantêm-se vivas e atuantes, traduzindo através do tempo a identidade negra e seus costumes.
    Alagoas se destaca nesse cenário por ser o berço da resistência negra, tendo como principal líder Zumbi dos Palmares. O Quilombo dos Palmares Na Serra da Barriga localizada em União dos Palmares foi o maior e mais bem organizado quilombo brasileiro, funcionando como uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade.
    Hoje no local, além do Parque Memorial Quilombo dos Palmares encontra-se a comunidade quilombola Muquém, importante por seu artesanato em cerâmica. O Conjunto configura-se como principal pólo turístico da região dos Quilombos.
    Mas, essa região não se restringe a União dos Palmares. Em Palmeira dos Índios a comunidade Tabacaria, com cerca de 89 famílias descendentes de escravos é o primeiro  território quilombola reconhecido pelo Governo Federal.
    O roteiro conta ainda com Poço das Trincheiras, onde encontramos três comunidades remanescentes de quilombolas: Jacu e Mocó, Jorge e Alto do Tamanduá, seguida de Arapiraca, Taquarana e Pão de Açúcar, cada uma com duas comunidades cada: Pau D’arco e Carrasco, Mameluco e Poços do Lunga, Poço do Sal e Chifre do Bode, respectivamente.
    Existem também comunidades em Penedo (Tabuleiro dos Negros), Cacimbinhas (Guaxini), Santana do Mundaú (Filus), Santa Luzia do Norte (Quilombo) Batalha (Cajá dos Negros), Monteiropolis (Paus Pretos) e Delmiro Gouveia (Cruz).
   Em todo roteiro, o visitante pode conhecer um pouco da cultura remanescente dos negros, como artesanato, danças e culinária. 

Alagoas tem lugares inesquecíveis.  Praias de águas cristalinas, cidades históricas, lagoas repletas de manguezais, rios, reservas ecológicas e uma cultura sem igual. Ao meio de tantos atrativos se destaca o “Caminho da Liberdade”  na Região dos Quilombos, um roteiro cheio de histórias  dentro da imensidão da natureza.

Chamado de Caminhos da Liberdade, o convidativo roteiro envolve etnia, cultura, natureza, ecologia, aventura e a observação de aves. Os municípios que fazem parte do roteiro são: São José da Laje, Murici, Ibateguara e União dos Palmares. Confira na seção ONDE IR as dicas da Setur para esse roteiro.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

cadastur.jpg

alagoas_praias_copa.jpg

cotacao_do_dolar.jpg

tabua_das_mares.jpg

balneabilidade.jpg



Opiniões sobre Hotéis em Alagoas para suas ferias em Alagoas